quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A caminho do EURO 2008


Felizmente conseguimos mais uma vez a qualificação para um Campeonato da Europa.

No entanto não posso deixar de fazer algumas menções sobre esta caminhada:


1) Apesar de nem sempre se ter jogado bem, acho exagerado todo o dramatismo em volta de uma qualificação que nem sem foi brilhante;

2) Será também de realçar que a nossa selecção além de ter iniciado uma fase de reestruturação, padeceu ainda de lesões que condicionaram o trabalho do seleccionador.


Noto no entanto uma perseguição imerecida ao seleccionador Scolari. Neste momento seria previsível que toda gente se felicitasse com este apuramento. Mas na verdade, o que se verificou foi uma investida desgovernada sobre Scolari.

Na conferência de imprensa de hoje a preocupação dos jornalistas prendia-se exclusivamente sobre a "obrigação" de Portugal se ter qualificado com outra tranquilidade.

Apesar de ser reconhecido o potencial da nossa selecção, e sendo lógico que todos nós sofremos com esta ansiedade final, a verdade é que Portugal conseguiu o apuramento, sem nunca ter dependido de terceiros.

Entendo perfeitamente a reacção de frustração de Scolari sobre uma pressão jornalística incompreensível, pois na verdade tinha acabado de conseguir mais uma qualificação, num trabalho, que apesar de muito criticado em diversos momentos, temos que reconhecer que tem sido bastante positivo.

Por fim, quero deixar claro de que nem sou um apoiante de Scolari, mas sei reconhecer o mérito de um profissional que muito tem feito pela nossa selecção.




VIVA PORTUGAL




2 comentários:

1/2Kg de Broa disse...

É pena o homem ver estragado um momento de festa. Mas ele conseguiu mais que António Oliveira com a "Geração de Ouro". Goste-se ou não do trabalho do Scolari as críticas são injustas. Se calhar essas pessoas gostariam de ser inglesas neste momento.

Márcio disse...

É natural que o homenzinho tenha ficado um pouco chateado. Então acaba de chegar à fase final de um Europeu, e a única coisa que lhe sabem perguntar é porque é que Portugal não marcou, e que passou por simples acaso!? Acho que ele tem razão ao dizer que Portugal está mal habituado. Se por um lado, temos alguns dos melhores jogadores do mundo, não é menos verdade – e sabemos disso – que esse facto não é suficiente. Exemplos? Inglaterra… Outro exemplo – pelo lado aposto – a Grécia.
De destacar o atitude do povo português, que mais uma vez mostrou o seu amor à selecção nacional – não se cansando de apoiar!